Esta semana pude ajudar os alunos não alfabéticos! Teve um passeio durante a semana e fiquei somente com alguns alunos, aproveitei para ajudar com o alfabeto móvel, a formação das sílabas e ao som que a letra correspondia.
A aula rendeu tanto que minha aluna B. leu a listagem pregada na parede dos alunos da tarde do 2 ano! (De manhã somos o 4 ano e a tarde o 2 ano).
O método fonético indicado pela minha mais nova amiga Carla deu certo!!
Foi maravilhoso! fiquei feliz! B. só falta escrever as convenções ortográficas! B virou alfabética!! Ebaaaaaaa, F também!
Agora entrou um aluno novo que será um desafio! Quando a criança apresenta particularidades em relação a vir de outro estado, viver em outro contexto, mudar de lugar, isso implica uma nova adaptação, um novo meio social.
P. chegou faz 3 dias! Parece estar observando, gosta de bagunçar, mas já viu que não será fácil. Pisou no caderno de uma aluna logo no segundo dia! No terceiro mirou uma peça de dominó nesta mesma colega, durante a aula de Educação Física! Chamei a sua atenção e não admitirei este tipo de comportamento. Na aula de Matemática ficou a observar e não consegue sequer copiar o enunciado de um exercício, por não saber fazer a letra cursiva!
Complicado temos que seguir com a aula e o "Estado" não garante um reforço escolar. Basta para "ele" o professor inseri-lo no mundo fantástico das letras e dos conteúdos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário